Atuação em rede multiplica os impactos do investimento social

Por Daniela Pavan, gerente do Instituto Center Norte e Sustentabilidade

O Instituto Center Norte, criado há cerca de 17 anos pela Cidade Center Norte, nasceu com um objetivo muito claro de promover ações voltadas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida e renda das comunidades do entorno e da Zona Norte de São Paulo, o nosso berço.

Nessa trajetória, encontramos diversas iniciativas, entre elas os projetos do Instituto da Oportunidade Social (IOS), uma ONG conhecida na região pelo trabalho que realiza há 21 anos com empresas parceiras no intuito de desenvolver e inserir jovens no mercado de trabalho por meio do ensino técnico.

Um projeto alinhado com a nossa visão e a nossa missão, e a quem nos unimos para transformar dois objetivos em um só. Contribuir para a formação profissional de jovens da região onde estamos inseridos exercita em nós, empresas, o desejo de trabalhar para o desenvolvimento e aceleração dessas pessoas em suas carreiras.

Para vivenciar essa experiência foi fundamental entender o valor de escutar, dialogar e, principalmente, apostar nesse público, junto com parceiros que podem ajudar a realizar um projeto completo, de qualidade e alinhado com a sua missão.

No dia-a-dia corrido dos escritórios o trabalho do IOS, e tantos outros projetos que apoiamos, tornaram-se aliados importantes para conseguirmos desenvolver e acompanhar o desenvolvimento da região.

A parceria nos rendeu bons frutos. Não à toa que o próprio IOS passou a ser nosso “curador” na seleção dos nossos jovens aprendizes, já que eles têm todo o know-how necessário nesse segmento e que se comprova pela atuação de seus alunos nas nossas empresas. Esses jovens chegam nas empresas preparados não apenas tecnicamente para o trabalho, mas partilham de uma vivência corporativa e psicossocial que o IOS inclui em sua grade curricular e faz toda a diferença no profissionalismo desses jovens.

É nesse momento que nos damos conta da importância de uma atuação em rede, onde cada parceiro atua em uma ponta e passa a ser um multiplicador da ação, do investimento e dos benefícios que as fundamentam. Aprendemos a envolver nossos parceiros nas ações, fortalecendo uma “rede do bem” para impactar socialmente a nossa região.

O melhor resultado que tiramos disso nos mostra que investir no empreendedorismo e na inovação social contribui para o desenvolvimento sustentável da região onde atuamos, já que pode melhorar a qualidade de vida e renda dos beneficiados. É assim que pretendemos ajudar a construir os profissionais do futuro com excelência de formação e, com sorte, conseguiremos atraí-los para as nossas próprias empresas do amanhã.

DanielaPavan

Com o propósito pessoal de contribuir para a transformação na vida das pessoas, formada em administração de empresa pela PUC/SP e  com pós em gestão de organizações sociais pela FGV, atua no 3º setor deste 2002. Com experiências anteriores nas organizações Fundação Gol de Letra, Fundação Telefonica e Instituto C&A, desde outubro de 2018 assumiu como Head de Sustentabilidade Cidade Center Norte   e  do  Instituto Center Norte, cuja missão é criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo.

 

 

 

 

 

Este post não contém tags.
Compartilhe: