Instituto da Oportunidade Social avança contra o desemprego

Eventos realizados pelo IOS recebem mais de 3.200 pessoas e 33 empresas oferecendo quase 1.000 vagas de emprego – em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG)

 

A semana foi bastante produtiva para a equipe do Instituto da Oportunidade Social (IOS) em suas unidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). A ONG, que tem a  missão de capacitar, buscar e monitorar o emprego de jovens e pessoas com deficiência promoveu, apoiada por sua mantenedora TOTVS, realizou dois grandes eventos que reuniram juntos mais de 3.200 pessoas.

Na terça feira, dia 17/10, aconteceu a 1ª edição do Mutirão do Emprego em Belo Horizonte, que contou com cerca de 1.500 pessoas interessadas em oportunidades de emprego. Na quarta-feira, dia 18/10, o Instituto realizou a 7ª edição do evento em São Paulo, onde reuniu mais de 1.700 pessoas.

“O Mutirão do Emprego já é um evento consolidado em São Paulo, onde estamos na 7ª edição. Somando todas as edições do evento na cidade, o IOS já apoiou mais de 1.000 pessoas a conseguirem uma oportunidade de primeiro emprego ou recolocação profissional. ”, afirmou Alecsandra Neri, gestora do Instituto.

A iniciativa tem como principal objetivo conectar o público-alvo da organização e das comunidades do entorno com as empresas presentes e assim conseguirem ingressar no mercado de trabalho. O evento, contou com a presença de 14 empresas em Belo Horizonte e 18 empresas em São Paulo, divulgando juntas quase 1.000 vagas de trabalho formais para os cargos de Aprendiz, Assistente de Compras, Operador de Loja, Supervisor de Vendas, Gerente de Loja, Vendedor, Operador Logístico, entre outras, com média salarial de R$ 800,00 a R$ 2.500,00.

Rosana Pacheco, graduada em Administração, está sem emprego há 7 meses e depois de ficar 2 horas na fila para entrar no evento, afirmou que foi importante ter participado: “Ficar em casa e enviar currículo pela internet é um pouco solitário, desanima um pouco, te dá a sensação de que ninguém vai te chamar para uma entrevista. Ir lá, correr atrás, dá uma vontade maior, você deixa seu currículo, conversa com as pessoas, se anima, você fica com o coração mais tranquilo. ”

O cenário de desemprego no Brasil está alarmante, de acordo com o IBGE, em 2016 mais de 14 milhões de pessoas estavam sem uma ocupação. Essa estatística entre os jovens é ainda mais preocupante, quando 1 em cada 4 jovens está desempregado e 6,6 milhões jovens não está nem na escola e nem no trabalho (28% do total de jovens entre 18 e 24 anos de idade). Sergio Serio Filho, executivo de Relações Institucionais e Oportunidade Social da TOTVS, complementa “oferecer qualificação profissional e facilitar a conquista de oportunidades de emprego para esse público deve ser uma ação prioritária para as empresas e para o Estado, visto que os jovens serão o futuro da gestão do nosso país”

O evento também ofereceu serviços como oficinas de orientações de como elaborar um currículo, orientação profissional e dicas para participar de processo seletivo de entrevista, avaliações de candidatos realizadas pelas empresas, palestras sobre carreira, marketing pessoal e educação financeira. Nos dois eventos órgãos públicos emitiram carteiras de trabalho para quem não tinha o documento, bem como 2ª via. O IOS divulgou seus cursos de qualificação profissional nos eventos, que são totalmente gratuitos, incluindo material didático e uniforme. “O IOS tem orgulho de organizar esse evento e de alguma forma apoiar a comunidade nesse caminho da busca de um emprego.”, conclui Alecsandra.

Confira as reportagens realizadas durante os eventos nos links abaixo:

 

Este post não contém tags.
Compartilhe: