Estrutura Organizacional

A estrutura que conduz o IOS e dirige sua atuação segue a estrutura organizacional exigida para uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e tem a seguinte composição:
organograma_ios

 

sergioSérgio Serio – Presidente

Sérgio Serio é gestor de Relações Institucionais da TOTVS desde maio de 2014. Na companhia há oito anos, atuou na área de planejamento estratégico, onde era responsável por estruturar, produzir e acompanhar o plano orçamentário, metas e projetos estratégicos da companhia, e na TOTVS Consulting, unidade de consultoria de negócios da empresa. Atualmente, é responsável pelo relacionamento institucional da TOTVS com o poder público Federal, Estadual e Municipal, bem como com instituições e entidades representativas. O executivo também atua na formação de alianças governamentais, visando o desenvolvimento do setor e formulação de políticas públicas específicas. Assumiu também a presidência do Instituto da Oportunidade Social (IOS), do qual a TOTVS é a principal mantenedora. Com mais de 11 anos de experiência e passagens pela Unilever e Global Partner, Sérgio é formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especialização em Finanças Corporativas pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O executivo possui ainda certificação em Project Management – SCRUM, Project Management – PMBok e Gestão da Rotina para Gerenciamento de Resultado (Método PDCA).

 

 

 

Lélio Souza – Diretor Vice Presidente

Lélio Souza é Diretor de Atendimento e Relacionamento de toda a área comercial da TOTVS no Brasil, sendo responsável pela gestão dos canais, próprios e franquias, relacionamento com os clientes e operação comercial. Souza tem mais de 15 anos de experiência em consultoria de gestão e tecnologia, com passagem pela Accenture. Em 2008, ingressou na TOTVS, onde foi responsável, entre outros, pelos Serviços de Valor Agregado da companhia: Consultoria, BPO, Data Center, Software & Hardware Complementar e Ensino à Distância. Formado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui especialização em Engenharia de Processos pelo IETEC (Instituto de Educação Tecnológica MG) e certificado CPIM (Certified in Production and Inventory Management) pela APICS. O executivo participou de treinamentos executivos no Instituto de Economia e Pesquisa (Insper) e na escola de administração da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, a Wharton School

 

 

 

Saulo Porto – Diretor 

Formado em Comunicação Social pela Fundação Universidade de Brasília – UNB. Após o curso de graduação, fez um curso de especialização em Ciência Política e Direito Constitucional, MBA de governo eletrônico e o MBA Empresarial da Fundação Dom Cabral, com extensão na Kellog School, em Chicago, EUA. Começou a trabalhar na área política aos 17 anos, como assessor de gabinete na Câmara dos Deputados.  Fundou uma consultoria de relações governamentais chamada Arko Advice, que existe até hoje.  Trabalhou 12 anos na Shell Brasil, começando como assessor legislativo e terminando como diretor do escritório de relações governamentais, em Brasília.  Passou também pela Coca-Cola, IBM Brasil e IBM América Latina.  Em 2012 iniciou seu trabalho como Diretor de Relações Institucionais e Oportunidade Social na TOTVS – RIOS. Nesta função, foi responsável por todo o relacionamento institucional da empresa com os governos: federal, estadual e municipal, bem como as Entidades de Classe ligadas a TI , a exemplo de BRASSCOM e ABES. Além disso, a partir de 2013 passa a presidir o Instituto da Oportunidade Social – IOS. Saulo Porto é sócio diretor da Prospectiva Consultoria, onde atua desde 2014.

 

 

 

Débora Piologo – Conselho Fiscal

Débora é pós-Graduada em Excelência de Gestão de Projetos e Estruturas Organizacionais pelo IPEN / USP; em Administração de Negócios pela Universidade Mackenzie e possui Bacharelado em Análise de Sistemas – Universidade de Guarulhos. Iniciou na TOTVS (Microsiga) em 1997 na área de serviços como analista de implantação, e posteriormente como gestora de projetos. Na criação da área de Atendimento e relacionamento em 2002, passou a exercer o cargo de coordenadora de negócios e posteriormente arquiteta de soluções. Atualmente exerce a função de Gestora Executiva Comercial na DRG SP, sendo responsável pela equipe comercial que atua na BASE SUPPLY CHAIN.

 

 

 

Douglas Batista – Conselho fiscal

Douglas Batista possui mais de 10 anos de experiência na área contábil e fiscal. Como gerente tributário da KPMG foi responsável pelo atendimento à clientes dos mais diversos segmentos de mercado e pela preparação de importantes publicações tributárias internas e externas, bem como instrutor em seminários internos.

Atualmente como Coordenador de Planejamento Tributário e Controladoria da TOTVS, Douglas Batista é responsável pela administração tributária da Companhia no Brasil e no exterior.

 

 

 

 

Evandro Nunes – Conselho fiscal

Gerente Financeiro da TOTVS, é formado em Administração de Empresas com Pós-graduação em Finanças e Gestão Empresarial, possui experiência de 18 anos na área Financeira.

 

 

 

 

 

Alcely Barroso – Conselho consultivo

Alcely Barroso é Executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, área responsável pelo investimento social da empresa, incluindo Leis de Incentivo Fiscal e pelo relacionamento com Fundações, Associações e áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade dos clientes e parceiros da IBM. Na IBM Brasil há 6 anos e com experiência de 14 anos na área de sustentabilidade, a executiva foi docente e gestora universitária por 7 anos, gestora de organização social e avaliadora de projetos. Com experiência na área de Tecnologia Social e Políticas Públicas, teve passagem pela Microsoft Brasil como responsável pelo investimento social da empresa no país por 4 anos. Atualmente é membro do conselho de várias organizações como Parceiros Voluntários, Laboratório de Educação, Alampyme – Associação Latino Americana de Pequenas e Microempresas, Instituto de Tecnologia Social e GSI – Global Social Impact e NEXTi – grupo de executivas de TI. É Doutora e Mestre em Ciências Bioquímicas pela Universidade de São Paulo, tem MBA em Empreendedorismo Social pela FIA/USP e é graduada em Odontologia pela USP.

Celso Sato – Conselho consultivo

Celso Sato é presidente da Accesstage, empresa fundada pelo Grupo Mitsubishi, especializada em recursos de Internet para integração de parceiros de negócios. Sato é formado em Ciências da Computação pela USP e pós-graduado em Administração pela FGV. O executivo somou experiências profissionais na área comercial de empresas de TI e bancos, antes de ingressar no Grupo Mitsubishi, em 2001.

 

 

 

 

 

Daniela Cabral – Conselho consultivo

Daniela Cabral foi Executiva de Relações Humanas da TOTVS com mais de 15 anos de experiência no mercado. Graduada em Administração de Empresas pela PUC, com pós-graduação e MBA na FGV e na FEA-USP, construiu carreira em grandes companhias como Accenture e Johnson & Johnson, nas áreas de Negócios, Finanças e Recursos Humanos.

 

 

 

 

 

ernestoErnesto Haberkorn – Conselho consultivo

Ernesto Haberkorn, formado pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas em 1966 e Mestre em Engenharia de Computação no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Curso primário, ginásio e científico no Colégio Dante Alighieri. Atualmente é sócio-diretor da TI Educacional / ERPFlex – Cursos e Sistemas, empresa que ministra cursos de Tecnologia da Informação e implementa o ERPFlex – sistema de Gestão que roda na Web. Sócio Fundador da Microsiga – TOTVS e responsável pelo Projeto TOTVS Dá Educação. Idealizador do Circuito NETAS – Um novo conceito em Treinamento Corporativo, que mescla Palestras com Dinâmicas Inteligentes e Atividades Outdoor.

 

 

 

 

Marcos Kisil – Conselho consultivo

Marcos Kisil é consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K. Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”.

 

 

 

Marília Rocca – Conselho consultivo

É formada em Administração de empresas pela EAESP-FGV e tem um MBA pela Columbia Business School, NY, EUA. Iniciou sua carreira no WalMart Brasil na área de operações desde o start-up da empresa no país até 1998. Gerenciou durante 6 anos organizações do terceiro setor, tendo sido co-fundadora e diretora geral do Endeavor Brasil, ONG líder em empreendedorismo de alto impacto, e da Fundação Brava, organização voltada para promoção da gestão na área pública. Desde 2008 é sócia da Mãe Terra, empresa de produtos naturais e orgânicos, da qual foi diretora por 5 anos. Foi vice-presidente de Plataformas e Cloud da TOTVS e membro do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil e da Gooddata, empresa de BI na nuvem baseada em SF, Califórnia. Atuou no Conselho de Administração do Grupo IBMEC entre 2004 e 2008 e da TOTVS, entre 2001 e 2012. Foi selecionada como Henry Crown Fellow em 2006.

 

 

 

Kelly Lopes – Superintendente

Empreendedora Social, possui MBA em Gestão Empresarial e especialização em Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela FGV, Marketing para o Terceiro Setor pela ESPM, pós-graduação em Gestão de TI pela FIAP e graduação em Tecnologia da Informação. Com carreira anterior em TI, há 18 anos exerce a liderança de equipes e projetos. Atua na gestão do IOS desde 2008, e é fundadora e atual Vice-Presidente do PAC – Projetos Amigos das Crianças.

 

 

 

 

 

Alecsandra Neri de Almeida- Coordenadora do Educacional

Licenciatura Plena em Matemática pela FIG – UNIMESP Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuação na liderança pedagógica do IOS – Instituto da Oportunidade Social, responsável por capacitar e liderar a equipe de instrutores. Desenvolvimento do material didático e estratégias para a formação continuada; procedimentos e regras necessárias para avaliações dos cursos: desenvolvimento profissional e administrativo utilizando o software administrativo ERP TOTVS, Gestão de Pessoal, CRM e automação comercial. Relacionamento com clientes e parceiros. Elaboração e apresentação de indicadores dos resultados obtidos no período letivo, como: evasão, aprovação, reprovação e empregabilidade. Implementação de sistema para gestão educacional – RM Classis Net. Acompanhamento das unidades do Instituto no Brasil.

 

 

 

 

 

Marcos César Pires Gomes – Coordenador de Infraestrutura e Tecnologia

Empreendedor Social e Gerente de Projetos certificado pelo PMI (Project Management Institute) desde 2005. MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie. Trabalhou 16 anos na TOTVS, sendo 14 anos na liderança de projetos de desenvolvimento de software ERP. Presidente voluntário do PAC – Projeto Amigos das Crianças. Comunicador voluntário na Rádio Boa Nova e expositor/palestrante voluntário.

 

 

 

 

Mariana Martinez Leite – Coordenadora de Comunicação e Empregabilidade

Publicitária pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e cientista social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Possui especialização em Planejamento de Comunicação pela Miami Ad School e formação de atores sociais para o desenvolvimento social pelo SENAC SP. Atuou na área de planejamento na Sunset Comunicação por 6 anos, foi Gestora de Projetos na Ricca Relações com Investidores por 3 anos e analista de comunicação na TOTVS por 2 anos. Em sua passagem pela TOTVS atuou planejando ações de comunicação para o IOS e desde abril de 2014 é líder da área dentro da Organização. Seus principais objetivos são facilitar a divulgação dos cursos, bem como melhorar o relacionamento do IOS com as empresas, a fim de monitorar a empregabilidade dos atendidos.

 

 

Renata Aureli Mendes – Coordenadora de Administração e Finanças

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Assunção, pós-graduada em Finanças Corporativas pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, atuação na Coordenação Administrativa Financeira do IOS – Instituto da Oportunidade Social desde maio de 2014, responsável pelo controle e efetivação dos processos das áreas administrativa, financeira e administração de gente, supervisão dos fechamentos contábeis e auditoria, participação no planejamento orçamento e apresentação de resultados por área e projetos, garantindo a transparência das informações prestadas.