Notícias

10 de dezembro de 2020

Instituições oferecem cursos profissionalizantes gratuitos para jovens e pessoas com deficiência na Capital

Parceria entre a Dell e o Instituto da Oportunidade Social gerou 200 vagas de capacitação para as cidades de Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro

A Dell Technologies e o Instituto da Oportunidade Social (IOS) estão oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos na área de TI para jovens e pessoas com deficiência. A parceria entre as instituições gerou 200 vagas, que estão divididas entre as cidades de Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro. Os interessados podem se inscrever até 18 de setembro neste site

Na capital gaúcha, há 80 vagas para o curso de Introdução à Programação Web. A capacitação é destinada a jovens de 15 a 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio e pessoas com deficiência. Os encontros presenciais serão realizados na ONG Pão dos Pobres (Rua da República, 801, bairro Cidade Baixa). 

Em Campinas acontecerá o curso Informática Prática, com 40 vagas. Já no Rio de Janeiro, são 80 oportunidades para a capacitação Suporte em TI: Introdução à Informática, Infraestrutura e Redes. Ambos são destinados ao mesmo público: jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência. 

Os cursos têm duração de até quatro meses e as aulas serão online, por meio de uma plataforma de ensino a distância desenvolvida pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell (LEAD), que conta com recursos acessíveis como acompanhamento de intérpretes para usuários de Libras, alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens, entre outros. 

Os alunos também terão encontros presenciais uma vez por semana nas unidades do IOS de cada cidade, seguindo os protocolos de segurança adotados devido à pandemia. Além disso, o instituto fornecerá internet aos estudantes para acesso exclusivo à plataforma das aulas online. 

Conteúdos relacionados