Para você

Metodologia

Trabalhamos por mais oportunidades

Oferecemos formação profissional por meio de uma variedade de cursos nas áreas de administração e tecnologia. Após a conclusão do curso, você entra para o banco de indicações da nossa área de Oportunidades, que te apoia na busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Nossa metodologia compreende:

Sala de aula:

Nossos instrutores realizam a formação com o apoio dos monitores e pedagogos, que são responsáveis pelas aulas de extensão escolar e workshops comportamentais. ​Contamos com equipe formada por líder educacional, designer educacional, analistas e assistentes educacionais.

Equipe Psicossocial:

Composta por assistentes sociais e psicóloga com o objetivo de apoiar nas questões emocionais e sociais dos alunos. Auxilia demandas relacionadas a ansiedade, depressão, conflitos familiares, defesas de direitos, dificuldade de aprendizagem, inclusão/diversidades e demais situações que possam interferir no bom desempenho em sala de aula. 

Desenvolvimento comportamental

Um dos nossos diferenciais está voltado ao desenvolvimento comportamental (Soft Skills) para o preparo efetivo frente aos desafios do mundo do trabalho. São dois pilares que fundamentam a ação sob o ponto de vista do aluno:

“Como me comporto”

Em sala de aula, a partir de uma disciplina exclusiva, são utilizadas metodologias e  ferramentas que colocam o aluno como protagonista de sua formação, por meio de workshops, gamificação, dinâmicas de debates. Além disso, há o trabalho transversal em outras disciplinas com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades como trabalho em equipe, criatividade, liderança, empatia, cidadania digital, organização, disciplina, diversidade, negociação, resolução de conflitos, etc. 

“Como eu me sinto”

Trabalho realizado pela equipe psicossocial para acolhimento e apoio dos alunos, abordando a relação com as emoções e histórias pessoais. São realizados atendimentos individuais e, quando necessário, relacionamento com a rede socioassistencial. 

Quem pode participar

Adaptado ao cenário atual

O cenário atual nos fez pensar em formas criativas de seguir o nosso trabalho, oferecendo conhecimento e formação profissional aos jovens e pessoas com deficiência.

Para quem são nossos cursos:

Adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos (*) e Pessoas com Deficiência a partir dos 16 anos de idade, que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio, preferencialmente na rede pública de ensino.

*Estatuto da Juventude, Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. E, aos adolescentes com idade entre 15 e 18 anos incompletos, aplica-se o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. 

Nossas unidades 

Conheça nossas unidades de atendimento clicando aqui

Documentos para inscrição:

  • RG e CPF do aluno;
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência (conta de água, luz e telefone);
  • Comprovantes de renda de todos os moradores da residência (cópias legíveis de holerite, recibo de pensão, declaração de autônomo, etc).
  • Para pessoas com deficiência: apresentar laudo médico atualizado.

Cursos

Sem custos e sem surpresas

Conheça nossos cursos e escolha aquele mais adequado ao seu perfil ou oferecido na sua região!

Perguntas frequentes

Tire aqui as suas dúvidas

  • Somos uma Organização Social que disponibiliza cursos profissionalizantes de extrema qualidade e totalmente gratuitos, com o propósito de preparar os alunos para a conquista do primeiro emprego ou recolocação profissional.
  • Confira os nossos cursos disponíveis acessando: https://ios.org.br/cursos-ios/. Oferecemos uma boa variedade de cursos, todos eles com a utilização de computadores. Temos cursos mais básicos, como o Microsoft Essencial, que vai ensinar softwares de produtividade mais utilizados nas empresas, e o curso de Gestão Empresarial, que ensina ao aluno toda a prática de regras de negócios com a utilização de softwares de gestão administrativa ERP TOTVS. Você também pode se candidatar a cursos mais voltados para a área de Tecnologia, como Montagem e Manutenção de Computadores ou Desenvolvimento Web. Em sua maioria, os cursos são semestrais e os candidatos podem fazer mais de um curso no IOS, o nosso propósito aqui é o seu aprendizado!
  • Jovens de 15 a 29 anos de idade que estejam cursando, ou já tenham concluído, o ensino médio prioritariamente na rede pública de ensino e pessoas a partir dos 16 anos com alguma das seguintes deficiências: deficiência física, visual parcial, auditiva parcial ou total, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.
  • A documentação necessária será solicitada apenas na convocação de matrícula dos candidatos selecionados. São eles: RG e CPF do candidato, RG e CPF dos responsáveis (se o jovem for menor de idade), declaração/histórico de escolaridade, comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone), comprovante de renda de todos os quais trabalham e que residem com o candidato.
  • De modo geral, avaliaremos a sua inscrição, junto a documentação entregue. Cada formação possui suas particularidades de atendimento, de acordo com o projeto patrocinado por nossos parceiros. Portanto, avaliaremos a faixa etária dos candidatos, escolaridade, local de residência e renda.
    Caso nossa equipe identifique que o perfil do candidato não é compatível para o curso escolhido naquele momento, poderemos oferecer uma outra formação que o melhor o prepare para o curso desejado.
  • Em geral, as inscrições ocorrem duas vezes ao ano, considerando que a maior parte dos cursos é semestral. Período de inscrições no 1° semestre: janeiro e fevereiro. Período de inscrições no 2° semestre: julho e agosto. Acompanhe o período atualizado sempre atrevés do nosso site e redes sociais.
  • Divulgamos a nossa listagem de alunos selecionados em nosso site, com chamadas também em nossas redes sociais. Siga-nos! Após a primeira convocação referente à lista divulgada no site, em caso de desistência ou dificuldade de contato com algum candidato, selecionamos candidatos que estão na lista de espera.
  • Além da lista divulgada em nosso site, temos também a lista de espera com alunos que se inscreveram mas não foram primeiramente selecionados. Portanto, poderemos contatar candidatos que não constem na lista do site, devido a substituições de desistências ou dificuldades de contato com os primeiros candidatos. Fique atento/a ao seu e-mail, whatsapp e telefones inseridos no formulário de inscrição.
  • Os cursos tem em média a duração de 4 meses, sendo aulas de março a julho, se iniciado no primeiro semestre, e de metade de agosto a metade de dezembro, se iniciado no segundo semestre. Ocasionalmente, temos oportunidades para cursos rápidos, de menor duração.
  • As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, sendo de segunda-feira a quinta-feira no modelo presencial, e na sexta-feira as aulas online.
  • A disponibilidade de cursos online varia a cada semestre. Consulte as opções em nosso formulário de inscrição: https://ios.org.br/inscricao/
  • Os horários podem variar conforme cada curso entre manhã, tarde e noite. Essa informação poderá ser verificada na própria divulgação do curso, e você poderá escolher qual o seu horário de preferência ao realizar sua inscrição.
  • Não há custos surpresas, o curso e os materiais são totalmente gratuitos.
  • A TOTVS, 6a maior empresa de software do mundo que criou o IOS em 1998. Desde então, é a nossa principal mantenedora. Junto com a TOTVS, outras grandes empresas parceiras como a Dell, a Microsoft e a Zendesk se juntaram a nós para transformarmos o futuro das juventudes através da formação profissionalizante e da geração de emprego e renda. Adicionalmente, temos parceria com os governos municipais, estaduais e federais, que através de leis de incentivo fiscal, direcionam recursos financeiros para o atendimento das juventudes.
  • Possuimos setor dentro do IOS chamado “Oportunidades” que realiza um trabalho em rede com empresas parceiras e busca de novas vagas de emprego, com o objetivo de incluir os jovens formados em processos seletivos para a conquista do primeiro emprego ou realocação profissional. Para cada uma vaga na empresa, indicamos em média três jovens candidatos. Temos um ótimo resultado deste trabalho, com centenas de jovens empregados todos os anos! E claro, também ensinamos os nossos jovens a procurar emprego e estamos aqui preparados para apoiá-los no que for possível!
  • Sim, todos que forem aprovados recebem certificado de conclusão após o término do curso.
  • A Política de Concessão de Auxílio aos alunos é sazonal, dependendo das condições de cada curso, conforme as oportunidades criadas pelos patrocinadores envolvidos. Em casos que forem disponibilizado o recurso, iremos comunicar os alunos dentro da unidade e curso alocados.
  • Essa informação poderá ser negociada após a matrícula efetivada, diretamente na Unidade IOS onde irá frequentar o curso.
  • Sim, é necessário realizar a atualização cadastral.
  • Nas cidades de São Paulo, Diadema, Barueri, Hortolândia, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Saiba tudo sobre nós acessando: https://ios.org.br/quem-somos/
  • Para participar do Programa de Jovem Aprendiz através do IOS, é necessário concluir algum dos nossos cursos.

Núcleo de oportunidades

Mais chances para você

Acompanhamos os alunos durante e, principalmente, depois da formação profissional, oferecendo orientações e oficinas voltadas ao mercado de trabalho. Mapeamos e encaminhamos ex-alunos para processos seletivos de vagas de estágio, CLT e Aprendizagem. Estimulamos a opção do empreendedorismo como carreira, além do incentivo a continuidade dos estudos: Ensino Técnico ou Superior. 

Empregabilidade

Crie novas possibilidades

Você poderá atuar em diversas áreas após frequentar nossos cursos. Conheça algumas delas: 

Administração e gestão | Prática em Software ERP

Torne-se Auxiliar ou Assistente Administrativo nos setores de:

Compras
Requisição de materiais​; Análise de cotações e fornecedores​; Emissão de notas fiscais de entrada.

Estoque
Controle de movimentação de mercadorias​; Análise e ajuste de inventário​; Relatórios de movimentação​.

Faturamento
Prospecção e processo de vendas​; Follow up de pedidos de vendas​; Emissão de notas fiscais de saída​.

Financeiro
Controle de contas a pagar e a receber​; Criação de fluxo de caixa​; Geração de extratos bancários​.

Administração e gestão | Atendimento ao cliente e Gestão de projetos

Você poderá atuar como Assistente ou Auxiliar de Relacionamento com o cliente ou Assistente de Projeto com os seguintes conhecimentos adquiridos:

Help Desk e Service Desk
Operacionalização da plataforma Zendesk Support e outras; Gestão e implantação da plataforma Zendesk Support.

Práticas do PMI – PMBOK
Acompanhamento das etapas de um projeto; Análise de custos, tempo e risco de um projeto.

Tecnologia da informação

Torne-se Desenvolvedor | Programador Jr​. ou Técnico | Analista de Suporte Técnico Jr. adquirindo os seguintes conhecimentos:

Estrutura de páginas com HTML​
Estilização com CSS​; Interatividade de páginas web com JavaScript​.

Manutenção de hardware e software​
Configuração de sistemas operacionais; Análise de redes e segurança ​da informação​.

Reconecta

Multiplique nossa missão

O Programa Reconecta foi desenvolvido para fortalecer a relação do IOS com os ex-alunos, transformando-os em agentes multiplicadores da nossa missão, contribuindo para o desenvolvimento e empregabilidade de outros alunos e assim fechando o Ciclo do Aluno com a contribuição de quem já foi beneficiado pela nossa organização.  

Quem já foi aluno pode nos apoiar de muitas maneiras, divulgando o IOS para outras pessoas, compartilhando nossas novidades nas redes sociais, indicando nosso trabalho para empresas e outras organizações que possam se tornar nossas parceiras.  

O IOS existe desde 1998 e oferece formação profissional gratuita para jovens e Pessoas com Deficiência

Como se inscrever

Nossos cursos são gratuitos!
Se você tem entre 15 e 29 anos ou mais de 16 anos e deficiência física, auditiva ou visual; e já concluiu ou está cursando o Ensino Médio, vem para o IOS!

Como apoiar

A educação é a melhor maneira de mudar o mundo. Vamos fazer isso juntos?

Proteção de dados

Redes Sociais

Nos siga nas redes sociais