Sobre o IOS

Quem somos

Trabalhamos por um país mais justo

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) é uma Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, que desde 1998 atua promovendo a formação profissional gratuita e a empregabilidade de jovens e Pessoas com Deficiência.
O IOS forma profissionais que agregam em sua bagagem, além do conhecimento técnico e capacitação teórica, competências comportamentais que o mundo do trabalho busca, como o cuidado com as relações, respeito às diferenças, trabalho em equipe, solução criativa de problemas, sempre embasados por uma mentalidade inovadora.

Impacto Social

Indicadores que fazem a diferença

Em mais de 24 anos de atuação o IOS já formou 42 mil alunos. A cada ano mais de 2 mil alunos passam pelo IOS e cada aluno empregado contribuiu para um impacto positivo de até 54% na renda familiar. Conheça nossos resultados.

43 mil

alunos formados

+3 mil

Alunos matriculados ao ano, em média

+ 2,6 mil

Alunos formados por ano,em média

80%

 índice médio de aprovação 

1400

alunos empregados anualmente, em  média

63%

De impacto na renda familiar dos alunos empregados

Nosso Propósito, missão, visão e valores

Buscamos oportunidades para todos

Propósito

Despertar o potencial de vidas e consciência cidadã.

Missão

Nossa Missão é cocriar oportunidades de empregabilidade e geração de renda para as juventudes, por meio da formação profissional gratuita em tecnologia.

Visão

Ser a escolha natural dos nossos públicos de relacionamento, pela formação de talentos e inclusão produtiva.

Valores

Somos um agente de transformação alicerçado em: Integridade, Ética, Respeito, Dedicação, Busca do Conhecimento e Espírito de Equipe

Onde estamos

Conheça as unidades IOS

O Instituto Da Oportunidade Social é uma instituição sem fins lucrativos, que atua em rede com outras Organizações Sociais ou Entidades Privadas.

A atuação em rede permite que esteja em diversos territórios onde haja a demanda de Formação Profissional para jovens e pessoas com deficiência.

São Paulo

Santana

Sede do IOS

Av. Gal. Ataliba Leonel, 245

CEP 02033-000

Tel.: (11) 2503-2617

Itaquera

Obra Social Dom Bosco

Rua Álvaro de Mendonça, 456

CEP 08215-290

Tel.: (11) 9.9592-0836


Jardim Ângela

Sociedade Santos Mártires

Rua Luís Baldinato, 09

CEP 04935-100

Tel.: (11) 9.4351-6075

Santo Amaro

NURAP

R. Coronel Luís Barroso, 455

CEP 04750-030

Tel.: (11) 9.3072-7108

Grande São Paulo

Diadema

Obra Social São Francisco Xavier

R. da Terra, 80 – Serraria

CEP 09981-540

Tel.: (11) 9.7366-1495

Hortolândia

ADRA – Núcleo Vinde a Mim

Rua do Canário, 308 – Jd. Boa Esperanca

CEP 13183-363

Tel.: (19) 9.9927-3112

 

Barueri

PROJOV

Rua Pará, 159 – Nova Aldeinha

CEP 06440-130

Tel.: (11) 9.4372-3683

Minas Gerais

Belo Horizonte

Unidade São Gabriel

Rua Walter Ianni, 255 – São Gabriel

CEP 31980-110

Tel.: (31) 9.9705-9270

Minas Gerais

Belo Horizonte

Unidade Barreiro

Av. Afonso Vaz de Melo, 1200 – Barreiro

CEP 30640-070

Tel.: (31) 9.9705-9270

Pernambuco

Recife

Tel.: (11) 2503-2617

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

UniRitter – Campus FAPA

Av. Manoel Elias, 2001 – Bloco 3 – Passo das Pedras

CEP 91240-261

Tel.: (11) 2503-2617

Promover e compartilhar práticas que incentivem o fortalecimento da convivência familiar e comunitária

NO QUE ACREDITAMOS

Desenvolvimento de uma sociedade inclusiva

Acreditamos no protagonismo juvenil e na inclusão social do jovem por meio da educação e do trabalho, alguns dos elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma nação.
Trabalhamos para que as oportunidades de formação profissional e vagas de emprego sejam oferecidas de maneira igualitária entre jovens e Pessoas com Deficiência.
Pessoas com acesso a oportunidades educacionais e profissionais têm  mais autonomia, assumem o protagonismo de suas vidas, fortalecem e resgatam vínculos sociais com suas famílias e comunidade.

Mensagem do IOS

Investimos no desenvolvimento de pessoas

Desde 1998 crescemos consistentemente, multiplicamos nossas unidades, passamos por diferentes governos, resistimos a diferentes crises econômicas e, mais importante, apoiamos mais de 42 mil jovens por meio de formação e do trabalho. Formamos, em média, 2.000 alunos por ano, e ao apoiar a sua busca pelo emprego, conseguimos ampliar a renda de suas famílias em torno de 54%.

Essa força e resiliência têm explicações em fundamentos simples. Primeiro, temos colaboradores verdadeiramente engajados com o seu trabalho e conscientes de que seus resultados impactam diretamente no atendimento de jovens que tem todo um futuro pela frente. Segundo, porque adotamos práticas administrativas como planejamento estratégico, projetos, cronogramas, orçamentos, certificados, parceiros, cobranças, pressão, resultados e entregas, muitas entregas.

Aqui no IOS buscamos proporcionar o melhor ambiente de trabalho para nossas equipes, e o melhor ambiente para a aprendizagem dos nossos alunos.

Acreditamos que a formação deve considerar o aluno no centro das questões e entender, sob a sua ótica, em quais condições a aprendizagem precisa acontecer. Por isso, nossa metodologia leva em conta a inovação tecnológica, incluindo cursos voltados para a tecnologia – carreira do futuro que apresenta grandes oportunidades de emprego, ensino superior e empreendedorismo – e a inovação pedagógica, baseada totalmente no contexto dos alunos, oferecendo modelos de aprendizagem não tradicionais, atendimento psicossocial, envolvendo os familiares, investindo nas habilidades socioemocionais dos alunos e no apoio ao desenvolvimento de pessoas apropriadas de suas trajetórias.

Investimos continuamente em infraestrutura, em servidores, temos computadores adequados, internet, softwares de mercado atualizados e uma preocupação especial com a melhoria constante na acessibilidade para pessoas com deficiência.  

Destaques

Por dentro da nossa história

Muitos acontecimentos marcaram a nossa trajetória de transformação de vidas e impacto social.

Retratos de Oportunidades

O terceiro setor e o desenvolvimento social

Os 18 anos do IOS foram marcados pela publicação de um livro que conta 21 histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas através do trabalho do Instituto. Também foi produzido um vídeo com os bastidores dessa produção. Conheça:

Reproduzir vídeo

Conectar e inspirar nossos jovens para que sigam seus sonhos

COMO ATUAMOS

Colaboramos com o desenvolvimento das empresas e de nossos alunos

Oferecemos formação profissional gratuita nas áreas de Administração e Tecnologia da Informação (TI) a partir de um modelo de ensino híbrido, que contempla: 

 

Área Administrativa

  • Visão macro do funcionamento de uma empresa; 
  • Regras de negócio; 
  • Principais departamentos e interligação entre eles; 
  • Diferencial: Utilização do software ERP TOTVS para prática dos conceitos aprendidos. 

Área de Tecnologia 

  • Cases práticos; 
  • Ensino de linguagem de programação através de jogos, músicas e memes; 
  • Conceitos técnicos que exigem raciocínio lógico. 

De forma transversal e interdisciplinar são ensinados conteúdos que contribuem para a formação e aprendizagem dos alunos, como: 

  • Habilidades sócio emocionais; 
  • Extensão escolar: Matemática e Comunicação e Expressão; 
  • Empregabilidade; 
  • Comportamento e Cidadania. 

Além disso, oferecemos apoio aos alunos através de: 

  • Equipe PsicossocialApoio durante a formação para condução de temas que podem impactar o desenvolvimento do jovem no curso; 
  • Programa IOS de Acesso ao Ensino Superior: Articulação com faculdades para conquista de bolsas de estudos parciais ou totais para os alunos formados pelo IOS; 
  • Suporte pedagógico e psicopedagógico: para eventuais dificuldades no processo de aprendizagem e apoio aos alunos que ingressam no ensino superior por intermédio do Instituto; 
  • Núcleo IOS de Oportunidades: Apoio na conquista de oportunidades de trabalho para vagas de jovem aprendiz, estagio ou efetivo (CLT) para os alunos formados; 
  • Empreendedorismo: tema trabalhado em sala de aula de diversas formas, seja por meio do intraempreendedorismo, dentro das empresas em que os alunos forem trabalhar, ou dos caminhos para criarem seus próprios negócios ou desenvolver os negócios das famílias.

É por meio deste trabalho conjunto e simultâneo que o IOS forma jovens prontos para o início de suas vidas profissionais, além de apoiar os parceiros empregadores em um recrutamento inicial de forma diferenciada, buscando alunos já formados que, além de corresponderem aos requisitos técnicos solicitados, tenham o perfil comportamental compatível com a vaga e a cultura da empresa parceira. 

Tecnologia Social

Inovação que rompe fronteiras

Faça parte de uma rede de organizações e aumente as chances de emprego e oportunidades sociais para os jovens e pessoas com deficiência na sua região.

Formato de expansão de atuação que possibilita a outras organizações sociais replicar o modelo de atuação do IOS  em sua região. A Tecnologia Social é desenvolvida com base nos processos educacionais e de geração de oportunidades sociais já testados e consolidados pelo IOS.

Através da multiplicação da metodologia já aplicada no IOS, preparamos as organizações parceiras para implantar nosso formato de trabalho.

A Tecnologia Social promove a ampliação do impacto social por meio da articulação de uma rede de organizações sociais, empresas financiadoras e o IOS, resultando no aumento das oportunidades de trabalho para os jovens da região beneficiada.

Usa como base os princípios da Formação Profissional e da Oportunidade Social e, por meio de parcerias, multiplica o modelo e o impacto positivo do IOS nas localidades em que não há unidades próprias.

Imprensa

Na mídia sobre IOS

Ao longo desses anos contabilizamos muitas histórias de vidas transformadas

Sala de imprensa

Espaço para artigos e textos produzidos pela assessoria de imprensa

O IOS existe desde 1998 e oferece formação profissional gratuita para jovens e Pessoas com Deficiência

Como se inscrever

Nossos cursos são gratuitos!
Se você tem entre 15 e 29 anos ou mais de 16 anos e deficiência física, auditiva ou visual; e já concluiu ou está cursando o Ensino Médio, vem para o IOS!

Como apoiar

A educação é a melhor maneira de mudar o mundo. Vamos fazer isso juntos?

Proteção de dados

Redes Sociais

Nos siga nas redes sociais